TDAH: Resiliência e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento responsável por afetar áreas cruciais da vida de uma pessoa, como o desempenho acadêmico, a interação social e até mesmo a dificuldade em coordenação motora. É inegável que muitos pais, mães e familiares em geral se sintam apreensivos quando suas crianças manifestam algum sintoma, seja ele …

O que é autorregulação no TEA?

A maioria dos leitores já está por dentro sobre alguns detalhes importantes dentro do autismo, como o fato de tal condição ser caracterizada por uma disfunção global do desenvolvimento. No entanto, como o assunto é bastante amplo e mostra-se, a cada dia, um verdadeiro desafio para pesquisadores da área; nota-se que é preciso ainda muita divulgação dos estudiosos ao grande …

Como conduzir os problemas escolares no TDAH?

Um dos maiores desafios de educadores é encontrar uma maneira de contornar os detalhes evidenciados pelos problemas escolares em crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Isso é explicado pelo fato de as pessoas que convivem com o TDAH manifestarem sintomas caracterizados pela distração ou inquietação. Ambos os extremos influenciam diretamente na recepção de conteúdos o que, …

Tenho um aluno com TOD, o que fazer?

Todo mundo que trabalha com educação já passou pela seguinte situação: ao chamar a atenção de um aluno, a criança não obedece às ordens e continua demonstrando seu comportamento inadequado. Além disso, o pequeno é responsável por algumas situações que envolvem outros coleguinhas e até mesmo os professores. Para muitos, isto é desobediência, mas a verdade é que pode ser …

Neurologia e Neurociência do TDAH

O conteúdo que vocês veem aqui é resultado de uma análise muito bem fundamentada. Afinal, toda pesquisa divulgada deve ter embasamento científico e a validação de outros cientistas para se fazer valer. As afirmações que veiculamos em nossos artigos são possibilitadas graças ao conhecimento descrito pela neurociência e também pela neurologia. Questões referentes ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção …

TDAH na adolescência e na fase adulta

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) deve ser entendido como um transtorno de desenvolvimento que afeta a vida de uma pessoa em vários aspectos. Muitas pessoas pensam que somente as crianças convivem com essa condição, mas a situação é completamente diferente, uma vez que adolescentes e adultos também são diagnosticados com ela. Portanto, nota-se que o TDAH …

Qual é a idade da primeira infância?

Você se lembra quando sua criança falou mamã ou papa pela primeira vez? E quando ela segurou algum objeto de maneira mais firme? Bom, certamente vocês guardam isso na memória, mas não se recordam do dia de forma específica, correto? Pois bem, todos esses momentos são apenas algumas das descobertas presenciadas na idade que corresponde à primeira infância. Esse termo …

Como ajudar a promover a interação social no autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica que apresenta várias nuances, ou seja, um indivíduo pode manifestar características diferentes de outra pessoa, cujo diagnóstico é o mesmo do autismo.  Dentre os sintomas identificados no TEA, um deles é a interação social, uma habilidade muitas vezes prejudicada pela incidência do transtorno. É importante salientar que a interação social …

Qual é o período sensível do desenvolvimento motor da criança?

Muitos leitores questionam qual seria de fato o período sensível do desenvolvimento motor de uma criança. Essa preocupação é muito relevante, tendo em vista que ao longo da vida, todo indivíduo adquire habilidades que indicam a sua autonomia perante os desafios que surgem. É importante lembrar que desde a fase da primeira infância (inicial), compreendida entre o nascimento até os …

Como lidar com o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)?

O comportamento de uma criança pode demonstrar muita coisa. Não são poucos os casos de pequenos que são conhecidos pela desobediência constante, pelo jeito ríspido de tratar outras pessoas, por algo que denote uma falta de educação na interação social. Embora a maioria encare esses episódios como algo relacionado à criação, a verdade é que boa parte desses casos pode …

Como estimular o uso da tesoura na educação infantil?

O uso da tesoura significa um desafio para a criança, uma vez que ela deve praticar movimentos com as mãos que antes não eram tão frequentes. A aquisição de novas habilidades faz parte da série de aprendizados e descobertas que os pequenos devem experimentar ao longo de seu desenvolvimento cognitivo e psicomotor. A importância do espaço pedagógico O ambiente pedagógico …