Brincadeiras simples para desenvolver coordenação motora das crianças

Ouve-se com frequência nos consultórios: “Doutor, estou preocupado com o futuro de meu filho na escola e gostaria, desde já, de comprar brinquedos que poderiam estimular mais cedo habilidades que o preparem para chegar mais apto para a aprendizagem escolar. O que devo fazer? Quais brinquedos posso adquirir?”.   Esta dúvida cerceia com muita frequência as angústias dos pais que querem …

O que é a Síndrome de Angelman?

Você já ouviu falar em Síndrome de Angelman? Muita gente não. Infelizmente, o distúrbio não é tão divulgado na imprensa, embora sua incidência seja considerável e merecesse sua devida atenção. A Síndrome de Angelman é conhecida como um distúrbio que provoca, entre várias coisas, Deficiência Intelectual. Aqui vocês podem se informar mais. Quais são as características? • Características faciais distintivas: …

O uso de Metilfenidato no tratamento de crianças e adolescentes com Dislexia e TDAH

Clay Brites Neuropediatra Doutorando em Ciências Médicas (UNICAMP) Integrante do DISAPRE-UNICAMP Speaker e co-fundador da Neurosaber   O metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta) é uma medicação psicoestimulante que age aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina em suas respectivas vias neuronais e tem o efeito de aumentar a atenção seletiva e sustentada e a memorização de pacientes com TDAH. …

Distúrbio do Processamento Auditivo Central e TDAH

A associação entre distúrbio de processamento auditivo (DPA) e TDAH é relativamente comum. Muitos pacientes com uma destas condições também apresenta a outra. Diferenciá-las é muito importante durante o processo de investigação de problemas de aprendizagem, baixo rendimento escolar e alterações de comportamento, pois ambas podem levar ao fracasso social e acadêmico e devem ser, o mais cedo possível, diagnosticadas. …

TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola

O que o TDAH e a dificuldade de aprendizagem têm a ver? Muitos pais e profissionais se perguntam isso, mas antes é importante saber como funciona o ambiente da escola. Esse espaço é sistematizado, organizado; as informações dentro do meio escolar são estritamente articuladas e apresentam um grau de complexidade que vai do simples para o mais denso. O que …

Como estimular o raciocínio lógico infantil?

As crianças impõem desafios aos pais, educadores e médicos. Tudo isso surge como uma demanda dos pequenos. O raciocínio lógico infantil é uma dessas tarefas que nós, adultos, precisamos lidar. Mas a pergunta que fica é como fazer para estimularmos esse importante passo na vida deles, inclusive na educação infantil?

TDAH – Sintomas e Tratamento

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ocorre em um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Estudos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) apontam a incidência do distúrbio na maioria das culturas. Confira os dados! TDAH na população: Levantamento feito pelo DSM-5 acredita que o TDAH ocorre em 5% das …

TDAH e Problemas de Aprendizagem

É muito comum que as pessoas confundam o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e os problemas de aprendizagem. Na verdade, ambos podem interferir no desempenho escolar da criança. O detalhe é quando querem colocar as duas condições no mesmo lugar, sendo que o TDAH e os problemas de aprendizagem têm causas distintas.

Quais problemas o TDAH pode apresentar?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem causa genéticas. O transtorno neurobiológico é responsável por algumas características como a impulsividade, a falta de atenção e a inquietude. O TDAH aparece na infância e precisa ser tratada para dar à criança e ao adolescente uma qualidade de vida muito boa quando chegar à fase adulta. No entanto, quando …

TDAH

Crianças com TDAH podem ter outros transtornos associados?

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) afeta mais pessoas que o senso comum imagina. Estima-se que a média de crianças e adolescentes com o transtorno de aprendizagem varie em torno de 5% a 8%. O que muitos pais vivem se perguntando é se o TDAH pode vir associado a outras comorbidades. A resposta é sim. Infelizmente, na …