Linguagem na pessoa com Transtorno de Asperger: quais as características?

Hoje vamos falar sobre a linguagem no transtorno do espectro autista, sobretudo no Asperger. A pessoa que se enquadra dentro das características existentes no Asperger tende a manifestar aspectos mais brandos e mais funcionais. A criança, por exemplo, tem maior facilidade para cumprir os processos sociais (e acadêmicos) aos quais ela está inserida. A linguagem, dentro do Transtorno de Asperger, apresenta algumas …

Síndrome de Angelman: sintomas, diagnóstico e tratamento

Presente em uma a cada 12.000 crianças que nascem, a Síndrome de Angelman é uma condição causada por uma mutação genética que leva principalmente a anomalias neurológicas. Suas características incluem atraso global de desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual, severo atraso de linguagem e fala, problemas de coordenação motora e ataxia. Estes sinais e sintomas começam a ser evidentes nos primeiros 6 …

Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional?

Pais e mães vivem cercados de dúvidas. Durante o desenvolvimento na primeira infância, a criança demonstra suas habilidades. Esse conjunto de ações costuma ser praticado de maneira espontânea e quase no mesmo período. É importante frisar a palavra quase para não utilizarmos a generalização como algo determinante. Embora cada criança tenha o seu próprio ritmo, é inegável que qualquer sinal …

Como integrar o trabalho do professor ao do especialista?

Nada mais importante que associar o conhecimento de um professor com a de um especialista. O educador precisa lidar com o cotidiano de alunos que trazem para a sala de aula suas dúvidas, desafios, superações e limitações. O especialista lida com a aplicação da prática e têm um acompanhamento mais aprofundado sobre determinado assunto que envolve a saúde ou a …

Como preparar os funcionários para lidar com a inclusão?

A inclusão de alunos, com algum transtorno, em escolas regulares nunca esteve tão em voga. Felizmente, a sociedade tem debatido com mais frequência a entrada de crianças e adolescentes especiais ao convívio com os demais colegas em uma sala de aula mista. Mesmo que haja essa conscientização, não são poucos os casos em que uma escola cobra um valor diferenciado …

Dr. Clay ganha prêmio internacional

O Dr. Clay Brites foi reconhecido na categoria ‘People Expression 2016’, concedido pelo Programa Erasmus+. Este programa pertence à União Europeia e, através de congressos, aborda pesquisas acerca da educação, da formação, da juventude e do desporto para a fase que compreende o período 2014-2020. A categoria a qual o Dr. Clay Brites ganhou a premiação refere-se ao Primeiro Congresso …

Sugestões de Jogos Matemáticos

Nosso contato com os números vem desde tenra infância. Quando crianças, temos que contar quantos dedos há em nossas mãos, quantos carrinhos ou bonecas podemos levar para a escola, quantos doces podemos experimentar, entre outras ações que envolvem o exercício de contar. Nota-se, então, como a matemática está presente em nossas vidas. Embora muitas crianças (e adultos) tenham dificuldades para …

Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento de uma criança?

Muitos pais apresentam este questionamento quando levam seus filhos para consulta médica. No entanto, é bom ressaltar que tal dúvida surge no dia a dia, onde os pais notam algumas características nas crianças. Atitudes como engatinhar, andar, aumentar o repertório, entre outras ações merecem total atenção dos adultos que convivem com o pequeno. É normal que pais e responsáveis comecem …

Deficiência auditiva: como lidar na aprendizagem infantil

Ouvir bem e de forma nítida e discriminadora é essencial para poder receber informações e sequências de aprendizagem escolar. Infelizmente, muitas crianças não conseguem utilizar adequadamente este caminho para aprender porque apresentam ou déficits parciais ou déficits totais (surdez) de percepção auditiva. As evidências científicas e a experiência tem mostrado que crianças surdas devem, antes de tudo, ter um ambiente …

Dislexia: como estimular a leitura com jogos

A dislexia é caracterizada como um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Um dos principais traços que podem ser percebidos é a dificuldade que a criança apresenta na fluência da palavra, no reconhecimento e decodificação dos vocábulos; troca de sílabas e até na hora de soletrá-las. Isso significa que a leitura torna-se um verdadeiro desafio na vida do pequeno …

Exercícios funcionais para desenvolvimento psicomotor

Nesta série de artigos em que abordamos a psicomotricidade, em suas várias situações, não poderíamos deixar de falar dos exercícios funcionais. Todos vocês, que nos acompanham, sabem o quão importante é o aspecto psicomotor na vida de uma pessoa. Ele está relacionado a praticamente todas as funções do corpo, desde a coordenação motora ao psicológico. Esse conjunto de ações interligadas …

Dicas para desenvolver a psicomotricidade fina com alunos autistas

A psicomotricidade é um conjunto que compreende as cognições de uma pessoa. Isso envolve o movimento, a inteligência e o afeto. É importante que se trabalhe esse fator desde a primeira infância por meio de atividades que são condizentes com a idade mental e fisiológica da criança. No caso dos autistas, em ambiente escolar, o cuidado que se deve ter …