Corpo e movimento: uma reflexão sobre as relações da motricidade com a aprendizagem escolar

Desde a elaboração das teorias de Piaget, sabemos que o desenvolvimento motor da criança tem destaque como requisito para a aprendizagem humana.  A motricidade é a expressão da ação voluntária, a qual deve compreender funções executivas, ritmo, persistência e controle inibitório para realizar uma tarefa ou uma expressão emocional de forma adequada, com eficácia e embutida de começo-meio-fim.  Na infância, …

O que é Neurociência?

Você saberia dizer o que é a neurociência? Se não, você provavelmente já escutou esta palavra, correto? Embora este campo do conhecimento seja mencionado nos noticiários após a divulgação de um estudo, a maioria esmagadora das pessoas não sabe explicar o que a neurociência significa de fato, mas não precisa se culpar porque realmente não é algo fácil de conceituar. …

Shopping D promove sessão de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

No dia 20 de agosto, o empreendimento receberá o projeto “Sessão Azul”, que proporciona aos participantes momentos de lazer e cultura, durante a exibição de filmes, em salas adaptadas para as crianças que necessitam de cuidados especiais. Com objetivo de ampliar conforto e praticidade, além de oferecer opções de lazer que atendam o máximo possível as necessidades das famílias, o …

TOD

Entenda o que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)

Quem de nós nunca se deparou com uma criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a lógica mostre que …

Desenvolvimento Infantil

Crianças ativas se desenvolvem melhor

Já dizia o antigo e sábio ditado “mente sã em corpo são”. Por isso, é fundamental para a vida de qualquer pessoa manter esses dois fatores em harmonia. O assunto é tão importante que há diversas pesquisas ressaltando a relação entre performance acadêmica e as atividades físicas. Segundo a psicopedagoga e psicomotricista da NeuroSaber, Luciana Brites, o sedentarismo nunca fez …

Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

No Brasil, em torno de 40% das crianças na escola apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar. A grande maioria desta cifra decorre de insuficiências do ambiente pedagógico, falta de infraestrutura, baixo nível de capacidade didática do professor, problemas emocionais ou por questões culturais e incoerências curriculares. Uma parte destas crianças, porém, podem não conseguir aprender adequadamente por motivos internos, …

TDAH

Mitos e Verdades Sobre o TDAH

Em tempos de discussões acerca do desenvolvimento da criança, muitas pessoas procuram se informar sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, é preciso esclarecer algumas informações que acabam por elaborar impressões equivocadas em torno de um quadro que merece total atenção. Com os esclarecimentos que daremos a seguir, o tratamento de uma pessoa vai ser …

5 passos para o Diagnóstico do Autismo

Uma das medidas mais importantes na condução e na observação de crianças é interpretar como vai seu desenvolvimento e seu comportamento. Detectar desde cedo problemas ou anormalidades pode ser decisivo para seu futuro, especialmente no que tange sua vida afetiva, social e escolar. No Autismo ou nos Transtornos do Espectro Autista esta lógica não é diferente. Infelizmente, o Autismo não …

A Importância da Linguagem na Escolarização

A aquisição da linguagem é uma etapa de extrema importância no desenvolvimento infantil. Isso por que as crianças, por volta dos 21 meses, já pronunciam uma média de 100 palavras. O mais interessante é que é comum que antes mesmo de completarem dois anos elas já passem a combinar essas palavras entre si, formando frases curtas. O grande problema que …

Transtorno de Aprendizagem

Como diferenciar Transtorno de Aprendizagem de Dificuldade de Aprendizagem?

Muitas pessoas possuem dúvidas no tocante a diferenciação entre dois tópicos que costumam se confundir: 1 – Transtorno de Aprendizagem; 2 – Dificuldade de Aprendizagem. Talvez esta seja também sua dúvida aí do outro lado, não é verdade? Que tal então aprendermos a diferenciar estes conceitos que prescrevem duas situações distintas? Aprendizagem envolve muitas variáveis Antes de falarmos sobre Transtorno …

Diagnostico Dislexia

Principais sintomas e diagnóstico de Dislexia

A dislexia é de fato, um transtorno um tanto quanto difícil de ser diagnosticado, haja vista que depende da experiência dos profissionais envolvidos, sejam eles professores, neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, exigindo um maior aprofundamento e ambientação no tocante ao tema. Tal fato se corrobora ao notarmos que a dislexia requer um viés multidisciplinar para o seu correto tratamento e as formas …

Dislexia

Dislexia no pré-escolar ou na educação infantil

A dislexia é um problema que afeta milhares de crianças ao redor do mundo inteiro. Entretanto esse é um problema que muitas vezes não é identificado precocemente e pode trazer sérios prejuízos ao desempenho da criança. Por esse motivo é que vamos falar aqui sobre a dislexia na pré-escola ou na educação infantil, para que você possa ficar atento aos …